sábado, 22 de novembro de 2008

Mortal Kombat vs DC Universe


Mais um capítulo nesta história de mais de 16 anos acaba de ser escrito. Mortal Kombat vs DC Universe é o novo jogo de uma das séries de jogos de luta mais longevas da história dos video-games. E parece trazer os elementos de sua origem para um combate entre universos com os heróis e vilões imortalizados nos quadrinhos pela DC Comics.

Iniciada em 1992, a série Mortal Kombat completa seus onze episódios, sem contar edições comemorativas ou especiais, como Mortal Kombat Trilogy. Surgiu com uma premissa interessante e polêmica de trazer mais veracidade e violência aos jogos de luta. Violência essa evidenciada não só pelos litros de sangue jorrando do
oponente, mas principalmente pelos famosos "finish moves" ou, mais especificamente, os "fatalities", que permitem que o vencedor da batalha finalize a luta matando, das formas mais diversas possíveis, o adversário derrotado. Desde então, a franquia desenvolveu diversos capítulos, bem como foi transposto para cinema, quadrinhos e seriados animados para TV e segue arrastando uma legião de fãs pelo mundo todo. Para saber mais do enredo do jogo, cuja mitologia criada é absolutamente rica, visite aqui a página da franquia na Wikipedia.

Neste novo episódio, já abusando da tecnologia dos novos consoles Playstation 3 e X-Box 360, Mortal Kombat traz, para enfrentar os guerreiros do universo da DC para salvar o próprio, guerreiros oriundos dos primeiros jogos da franquia. Estão de volta, basicamente, os grandes personagens que ficaram imortalizados em Mortal Kombat e Mortal Kombat II, tais como Liu Kang, Scorpion, Sub-Zero e Shang Tsung. Já a DC, da mesma forma vem com seus principais heróis e alguns dos vilões que acabaram ficando mais famosos e queridos pelos fãs de HQ do que tantos outros criados pela gigante americana. Fazem parte da lista os eternos Superman, Batman, Coringa e Lex Luthor.

Segue abaixo não o trailer, mas sim um clipe, que obviamente os fãs do game criariam assim que as primeiras versões do game saissem das lojas para postarem no YouTube, com os movimentos mais adorados pelos fãs da franquia, os fatalities de cada personagem do game. Lembrando que os heróis da DC, por motivos óbvios, não matam seus adversários e, por isso, tem o que se chama Heroic Brutality. Excelent!


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

XII SOCINE - Brasília 2008

Aconteceu, entre os dias 15 e 19 de outubro deste 2008, o XII Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual - SOCINE. Tive a oportunidade de estar presente ao evento para acompanhar as mesas e debates, bem como apresentar um trabalho sobre Humberto Mauro e o cinema educativo do INCE em um contexto de nacionalismos e questionamentos do que se pretendia cinema brasileiro.



Foi um evento bastante interessante, não só por ser o maior momento brasileiro de discussão e afloramento de pensamentos sobre o cinema, como também por poder conhecer estudiosos e teóricos do país inteiro, trocar experiências e conhecer um pouco mais deste universo acadêmico bastante respeitado no país e no mundo. Ainda que eu tenha algumas reservas sobre alguns aspectos desse evento, como a dificuldade de teóricos da comunicação em se comunicarem, ou os outros campos do audiovisual que não o grande cinema um tanto quanto periféricos no encontro, foi uma experiência única e, certamente, algo que quero repetir. A respeito, escrevi um texto para a RUA - Revista Unversitária do Audiovisual, que pode ser acessado aqui - SOCINE: A convergência dos estudos em audiovisual (mas nem tanto) - , problematizando um pouco mais essas questões de comunicabilidade e a separação entre o cinema e o audiovisual.
Related Posts with Thumbnails