quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

[ Artigo ] A cultura da convergência e o diálogo na ead: encontros e possibilidades na leitura de Bakhtin, Vygotsky e Jenkins


Artigo Original:
Simpósio Internacional de Educação a Distância - SIED

Autores:
Paulo Roberto Montanaro, Cláudia Raimundo Reyes

Este trabalho pretende problematizar as questões de diálogo e comunicação no contexto da educação a distância, ou EaD, principalmente pautando-se na questão da produção de conteúdos didático-educativos e na construção de toda a interface entre docentes, alunos, tutores e demais atores do processo de ensino-aprendizagem nesta modalidade.

Para tanto, se apóia na articulação de pensamentos relacionados aos conceitos do Círculo de Bakhtin no que tange a linguagem e o processo; de Vygotsky especialmente o desenvolvimento das funções psíquicas superiores; e de Henry Jenkins, os conceitos de narrativa transmídia e de convergência midiática.

Pretende-se assim traçar algumas considerações sobre como as transformações decorrentes de uma revolução tecnológica em voga cria e recria novas possibilidades e potencialidades na educação – principalmente a EaD enquanto efeito colateral da inserção das mídias digitais no cotidiano do mundo contemporâneo.

Arquivo em PDF:
Related Posts with Thumbnails