quarta-feira, 10 de junho de 2009

Desligue a TV e vá brincar!

Não... não é uma ordem que subverte a intenção do blog de discutir materiais audiovisuais. Nem uma crise de conciência deste blogueiro que vos fala, por estar questionando o fato de assistir TV sempre que tem um tempo livre. Este é o mote de uma campanha que o canal Nickelodeon italiano criou a alguns dias. Do nada, a programação parou e a tela estática exibiu a seguinte mensagem:

"Vocês estão muito gordos e preguiçosos. Precisam de exercícios. Vamos sair do ar agora e vocês vão brincar no pátio"

Para não me alongar em uma discussão muito bem feita e trabalhada pelo blogueiro Sérgio Capparelli, em seu site http://www.capparelli.com.br/, acompanhem o texto dele na íntegra. O importante de tudo isso é que estamos, aqui no "Pensando Imagem e Som", discutindo sempre sobre a questão da TV, do cinema, dos jogos e da internet educativos. E tão importante quanto assistir um programa educativo, para uma criança, é não assistir a programa nenhum. Uma criança brasileira passar 4 horas, em média, na frente da televisão é um grande absurdo! Descontando as 10 horas que a criança dorme, ela passa quase um terço de seu tempo grudado na telinha. Isso sem contar o tempo que estão no computador ou em outros aparelhos eletrônicos.

Entretenimento e cultura audiovisual são excelentes e importantíssimos no dia-a-dia de todos nós. Mas para fechar com um clichê, tudo de mais faz mal.

Um agradecimento especial à blogueira Shirley Paradizo, do Blog Mundo Animado, fonte por onde encontrei esse ótimo texto do Capparelli.

Postar um comentário
Related Posts with Thumbnails