sexta-feira, 26 de abril de 2013

[ Review ] Sonic and SEGA All-Star Racing



 Certamente, a grande frustração para qualquer gamer que não tem os mais novos (ou mesmo mais clássicos) consoles da Nintendo é o de não poder jogar e se divertir com as diversas versões de Mario Kart. Felizmente, a SEGA, em um dos seus poucos acertos nesta geração, lançou um jogo no mesmo estilo, já praticamente um sub-gênero (que conta também com versões de Crash, por exemplo), estrelado por Sonic e todos os personagens que pertencem ao seu universo (e por isso o nome do personagem destacado no título). Contudo, nem só de Sonic a SEGA vive, principalmente nos seus tempos dourados de Master System e Mega Drive, e os personagens que povoam os diferentes veículos são ótimas surpresas nostálgicas.



A mecânica do jogo não é nada inovadora. São diferentes pistas temáticas, todas baseadas em vários jogos clássicos da SEGA, na sua grande maioria sucessos dos anos 1980 e 1990. Também são vários personagens clássicos selecionáveis, como o próprio Sonic, Dr. Robotnik, Shadow, Alex Kidd, Shenmue, AiAi, Ulala, dentre outros, cada qual com um veículo característico. As pistas apresentam os já tradicionais obstáculos, como abismos, inimigos, armadilhas e diferentes terrenos, bem como caixas-surpresa com armas e outros recursos para se utilizar a seu favor (ou contra seus adversários). Ou seja, nada diferente de outros jogos do mesmo estilo. 



Assim, o que faz mesmo a diferença no jogo é o fator de diversão, que está muito ligado à memória afetiva do público, à sensação de velocidade e ao desafio sozinho ou em várias pessoas. Os cenários e gráficos são bem trabalhados, recheados de referências aos jogos onde são baseados. A SEGA não economizou nas cores e na sensação de vertigem o tempo todo, assumindo para si e para o público o tempo todo que não pretendia, em momento algum, inovar, mas sim divertir ao mesmo tempo em que homenageia sua era mais brilhante, quase que esperando um dia voltar ao topo. Ficamos na esperança que o ótimo resultado deste jogo (e da sua continuação, lançada recentemente) mostrem o caminho certo para isso.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails