segunda-feira, 17 de novembro de 2008

XII SOCINE - Brasília 2008

Aconteceu, entre os dias 15 e 19 de outubro deste 2008, o XII Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual - SOCINE. Tive a oportunidade de estar presente ao evento para acompanhar as mesas e debates, bem como apresentar um trabalho sobre Humberto Mauro e o cinema educativo do INCE em um contexto de nacionalismos e questionamentos do que se pretendia cinema brasileiro.



Foi um evento bastante interessante, não só por ser o maior momento brasileiro de discussão e afloramento de pensamentos sobre o cinema, como também por poder conhecer estudiosos e teóricos do país inteiro, trocar experiências e conhecer um pouco mais deste universo acadêmico bastante respeitado no país e no mundo. Ainda que eu tenha algumas reservas sobre alguns aspectos desse evento, como a dificuldade de teóricos da comunicação em se comunicarem, ou os outros campos do audiovisual que não o grande cinema um tanto quanto periféricos no encontro, foi uma experiência única e, certamente, algo que quero repetir. A respeito, escrevi um texto para a RUA - Revista Unversitária do Audiovisual, que pode ser acessado aqui - SOCINE: A convergência dos estudos em audiovisual (mas nem tanto) - , problematizando um pouco mais essas questões de comunicabilidade e a separação entre o cinema e o audiovisual.

4 comentários:

Alberto Geraissate disse...

Interessante levar essa questão sobre a diferença implícita entre "cinema" e "audiovisual" - que se ocorro na SOCINE é apenas um reflexo ou extensão do que ocorre no meio acadêmico de estudos audiovisuais. Legal vc ter levantado essa bandeira, mas cuidado que os tubarões do cinemão vão vir atrás de vc pra te fazer de janta... rsrs. ABC's

Anônimo disse...

Ótima postagem Paulo. Li seu texto lá na RUA e me parece que foi legal mesmo lá em Brasília, hein!

Valew, bro!
[]s

Anônimo disse...

E como é que a gente fica sabendo quando é a SOCINE? Todo mundo pode ir assistir? Parece que é legal, mas isso não é muito divulgado para todo mundo. Aguardo.

Lucas

Paulo Montanaro disse...

Fala Betão! Tudo em paz?

Espero que isso não influencie na proposta que vou enviar esse ano, né? Tomara que eu não seja calado... rs

Há braços

Related Posts with Thumbnails