sábado, 8 de agosto de 2009

Sexta-Feira 13

Espero que náo seja tarde para falar de um dos grandes lançamentos do ano. Morar no interior é duro e nem sempre todos os melhores filmes chegam às poucas salas de cinema da cidade. Mesmo aqueles que parecem indispensáveis acabam, as vezes, só aparecendo por meio do bom e não tão velho DVD. Esse é o caso de Sexta-Feira 13, que só pude ver agora pelo motivo acima descrito.

No re-inicio da franquia, talvez a mais clássica deste sub-gênero de "filme de maníaco", somos apresentados a Jason, um perturbado e misterioso homem deformado que ataca sem dó e nem piedade jovens e turistas que aparecem pelas bandas de Crystal Lake. Suas origens, que demoraram três longas para serem contadas na franquia antiga, foi repassada em algumas cenas, dando dinamismo e levando o longa ao que interessa. Obviamente, a caça aos jovens bonitos e sarados que aparecem na região para curtir com os amigos.

E a sinopse não vai muito além disso. O roteiro desta nova apresentação não arrisca em ir além do básico. E isso parece ter sido um grande acerto. Não se tem a pretenção de explorar o psicológico, em se mergulhar nos traumas ou nas motivações de Jason. Ele foi, teoricamente, afogado quando criança, tem deformações no rosto e está seguindo a recomendação da mãe de matar quem ver pela frente. E pronto. O porque, o que ele sente, seu dia-a-dia, suas angústias... tudo isso não tem lugar no filme. Talvez em pequenas doses nas sequências mais do que vindouras.

Basicamente, há dois grupos que sofrem com seus ataques. No primeiro, cinco jovens acampam na região atrás de uma lendária plantação de maconha. Quando encontram a erva, também encontram Jason e... bem, não precisa dizer que será a última coisa que encontrarão. Algumas semanas depois, um outro grupo também vai passar um final de semana na região, desta vez na casa de um deles, e encontram um rapaz no meio do caminho. Logo se descobre que ele é irmão de uma das garotas do grupo anterior e que a procura. Não demora muito para que essa garotada sofra as mortes mais terríveis na mão do assassino e aos que vão sobrando resta somente tentar sobreviver. Simples assim, como nos bons e velhos tempos.

O longa tem uma dinâmica ótima e mostra um Jason um pouco menos sobrenatural e mais caracterizado como um verdadeiro caçador, bom não somente com o clássico facão, mas também com arco-e-flecha, machados e outras coisas que encontra pela frente. Agora ele corre, se esconde, prepara armadilhas e uma de crueldade e criatividade com suas vítimas. Não é somente um retardado psicopata. É um profissional. A direção de Marcus Nispel é bastante estilosa, com boa fotografia, cenas bem estruturadas e uma ótima direção de atores. Se de cada 10 personagens, sabemos que pelo menos 9 morrerão, o filme consegue dar uma certa individualidade para cada um, mesmo os com menos tempo de fita. E o mais importante nesse tipo de filme: Jason realmente assusta e a tensão é constante. Se em suas últimas e péssimas aparições foram símbolo de piada (eu ria muito cinema em Freddy vs Jason, o que assustou a senhora que estava do meu lado enquanto esguichava sangue da tela), desta vez o personagem ganha novamente o respeito que perdera depois de tantas continuações ruins. Depois de voltar tantas vezes, agora ele está de volta de verdade.

Sobre franquias recomeços, refilmagens, adaptações, re-adaptações, falaremos em um outro momento.

9 comentários:

G I L B E R T O disse...

REalmente, os primeiros SExtas Feiras 13 marcaram uma época, em parte por sermos todos jovens e de tempos mais românticos que os atuais, em parte porque, os primeiros tinham uma aura mais assustadora que os sanguinolentos que seguiram na franquia.

SExta Feira 13 foi importante pois ele lançou uma forma diferente de se fazer horror no cinema, e depois dele, uma série de filmes foram lançados seguindo sua esteira, numa quase cópia absurda.

Estava meio em dúvida se veria algo de novo e novamente nesta franquia - o cinema vive tempos de ressuscitar franquias - mas, graças ao seu post, darei uma nova chance ao Jason.

Espero que esta mania de fênix hollywodiana chegue a mitologia dos filmes ALIEN... Uma das que mais gosto!

Abraços, meu amigo!

altieres bruno machado junior disse...

Olá Paulo

Quero muito conferir para ver se é tão bom quanto o original. Já procurei na Locadora que eu frequento e nunca acho disponível. É MUITO CHATO ISSO.

Abraço e até mais.

Hugo disse...

Ainda não assisti a esta refilmagem, com certeza verei em breve, mas acredito que estamos numa fase de exageros e falta de imaginação dos produtores ou talvez falta de ousadia para projetos diferentes.

Da série "Sexta-Feira 13" eu gosto do original e da parte X, o diferente "Jason X", que leva o assassino no futuro ao espaço, parece maluco porém ficou interessante o longa. As outras partes são extremamente parecidas.

Abraço

Tô Ligado disse...

Opaaa


Cara adorei seu blog. Topa firmar parceria entre os blogs???

Fique à vontade para nos visitar.

www.toligado1.blogspot.com

Abraços
Brunno

APF Owner disse...

Não acho que esse foi um filme tão bom assim, gostaria mesmo que dessem enfoque ao surgimento de jason assim como Rob Zombie fez com Halloween, aquele sim foi filme e homenagem ao clássico mas crítica cada um tem a sua. Você tem um bom blog aí, parabéns.

Ygor Moretti disse...

nem sabia desse rsss e naum assisti a mais nada referente ao sexta feira 13, prefiro guarda los na memoria de quando era criança e me aventurava e ver filmes de terror q na epoca eram assustadores mas instigantes rss.

abraço!!!

Paulo Montanaro disse...

Olá galera! Tudo ok?

Gilberto: pois é... eu tbm estou sempre com um pé atrás dom reboots assim, mas Jason precisava disso para voltar a ser respeitado. vale a pena sim!

Altieres: Pois é... lançamento é assim mesmo. Tive que reservar na locadora pra conseguir ver. e vale a pena. Não sei se consigo comparar com o primeiro, mas gosto muito desse.

Hugo: Interessante que vc goste do Jason X, pois é o que a grande maioria das pessoas considera o pior de todos, a pá de cal na franquia. eu confesso que não vi por pura preguiça. Agora, fiquei curioso.

Há braços

Paulo Montanaro disse...

Eu de novo...

Brunno: Parceria é sempre bem-vinda. Vamos que vamos!

APF: Estou reservando essa semana para ver Halloween - O Início. Estou bem curioso, ainda que já saiba que a versão nos cinemas brasileiros é bem mais leve que a que se mostrou nos EUA.

Ygor: eu tbm sempre fui apavorado com os filmes antigos, mas tenho poucas lembranças sólidas da história em si. Acho que esse resgatou e deu nova roupagem a narrativa deste personagem.

Há braços

APF Owner disse...

Gilberto disse: "Espero que esta mania de fênix hollywodiana chegue a mitologia dos filmes ALIEN... Uma das que mais gosto!"

O que você dizia mesmo?
http://www.leorama.org/2009/06/novo-filme-do-alien-e-confirmado-e.html

Related Posts with Thumbnails