terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Fringe

Quando J.J. Abrams, criador de seriados como Alias e Lost, anunciou uma nova empreitada na TV americana, o mundo pop inteiro parou para ouvir. A série Fringe, que iniciou sua exibição em 09 de setembro de 2008 lá fora, de cara, já tinha arrebanhado milhares de fãs. Primeiro, exatamente por nascer com o pedigree de Abrams e segundo porque antes mesmo de estreiar, muitas pessoas já haviam visto o episódio piloto, de quase uma hora e meia, já que este vazou na internet e obviamente registrou recordes de downloads no torrent, o que muitos desconfiam ser uma estratégia de marketing pensada pelos produtores. Idependentemente disso, a série está no seu 14º episódio e é considerado o maior sucesso dentre as estréias de 2008. A trama bebe de fontes das mais variadas, algumas das quais outras séries já exploraram e ainda exploram om muito sucesso. A ficção científica de Lost e Arquivo X em eventos e fenômenos além da explicação da "ciência tradicional", além da própria investigação de crimes e casos presente em seriados como Cold Case, CSI e The Mentalist.

"Fringe Science" pode ser traduzida como "Ciência de Borda", o que alguns chamariam de pseudo-ciência que ficaria à margem da grande ciência. É onde se encaixam ramos de parapsicologia, reanimação, telepatia, pregognização, entre outros. Um acidente bio-químico ocorrido em um vôo se mostra só como a ponta de um iceberg onde o mundo é a cobaia para experiências neste campo e é nesse ponto que uma equipe impensável se encontra. Olivia Dunham, agente do FBI; Walter Bishop, renomado cientista que passou 17 anos em um sanatório e seu filho, Peter Bishop, cujo QI é altíssimo, mas seu passado é nebuloso, junto a alguns outros agentes federais, buscam respostas para misteriosos casos a cada episódio, que cada vez mais expõe que todos estão interligados e as peças deste quebra-cabeças ainda passam por organizações governamentais, grandes corporações e todo tipo de maluco. A mistura de suspense, ficção científica e ação policial, somado ao alívio cômico sempre muito bem vindo do Dr. Bishop e a doses extras de mistérios dão o tom de uma das mais vindouras séries que, de original, tem a mistura incomum de gêneros e estruturas consagradas em grandes sucessos atuais da televisão americana. Certamente, uma série a se acompanhar de perto. Trailer de Fringe

Saiba mais de Fringe no artigo relacionado à Wikipédia aqui

Gênero
:
Drama
Thriller
Ficção científica
Aventura
Mistério

Criada por
:
Roberto Orci
J.J. Abrams
Kirk Acevedo

Dirigida por:
J.J. Abrams

Elenco: Kirk Acevedo, Tomas Arana, Blair Brown, Joshua Jackson, Jasika Nicole, John Noble, Charlotte Rampling, Lance Reddick, Anna Torv, Mark Valley.

País de origem: Estados Unidos

Idioma: Inglês

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei Fringe melhor do que Lost... pelo menos cada episódio se fecha em si e ninguéwm fica perdido em meio a tantos mistérios!

Anônimo disse...

Lúcio:

Cada episódio se fecha, como vc disse, mas Lost temos a garantia que tudo vai se resolver ao final (pelo menos os caras lá, os "Darlton" disseram que não sobrarão pontas soltas ao final da sexta temporada). Fringe ainda é um mistério... espero que eles não acabem de forma abrupta como muito seriado por aí.

[]s

Paulo Montanaro disse...

É verdade, Tony e Lúcio!

Vide Terminator: The Sarah Connor Chronicles que acabou na segunda temporada sem um fechamento descente. Espero que Fringe tenha longa vida. E não percam: logo um artigo sobre o primeiro ano da série!

Há braços

Related Posts with Thumbnails