domingo, 5 de julho de 2009

A Era do Gelo 3

Infelizmente, não vou poder nessa postagem falar de sensações desse filme em 3-D, já que morar no interior tem lá suas desvantagens e uma delas é não ter a tecnologia por aqui. De qualquer forma, A Era do Gelo 3, sequência da elogiadíssima franquia de animais pré-históricos pós dinossauros, é fantástico. Aliás, é exatamente apostando no encontro inusitado entre gerações evolutivas que temos, talvez, o melhor dos três filmes. Com muita competência, Carlos Saldanha, brasileiro a frente do projeto desde o início, conseguiu se livrar da maldição da trilogia e teve melhor sorte que Shrek Terceiro, por exemplo.

Basicamente, a história se foca em três pequenas sub-tramas que nos são apresentadas logo de início: a espera do bebê de Manny (dublado no Brasil por Diogo Vilela) e Ellie (Claudia Gimenes), Cid (Tadeu Mello) procurando uma nova família e Diego (Marcio Garcia) buscando resgatar seu instinto selvagem que parece ter se perdido com a convivência em bando familiar. Por esses três caminhos, eles embarcam em uma aventura para resgatar a preguiça que conseguiu se tornar mãe adotiva de três filhotes de tiranossauro, por um mundo perdido (sem trocadilho com o filme de Spielberg), totalmente escondido e quase isolado de tudo o que ocorre na superfície. Mais do que na aventura anterior, o bando se encontra em um ambiente muito diferente, com flora tropical e criaturas muito mais perigosas. O tiranossauro é o menor dos problemas do grupo. Nesta jornada encontram um dos melhores personagens de toda a história da animação recente, a doninha paranóica Buck (dublado por Alexandre Moreno), além de sempre cruzarem com Scrat, agora acompanhado de uma parceira - ou seria rival? - na sua eterna busca pela noz perdida.

O filme se permite explorar todos os pontos fortes detectados nos anteriores. Cada qual com sua história particular, nos permite explorar e ampliar o universo de todos eles. Sid já é menos desprezado, Manny mostra fraquezas ao se sentir inseguro quanto a chegada do bebê, os irmãos de Ellie sempre contribuindo para os momentos cômicos na medida certa e, claro, os novos personagens, os dinossauros, que mesmo estilizados, como a animação exige, ainda carregam aquela fascinação trazida pelo primeiro Jurassic Park. A expectativa pela presença do grande vilão realmente é tensa, os velociraptors dão muita dor-de-cabeça e a relação um pouco conturbada entre Cid e sua nova família como plot para a aventura foi muito bem sacada. A animação está bem mais complexa, com texturas de pêlo, da flora e dos grandes dinossauros muito mais tátil, mesmo na projeção tradicional. Isso usando muito menos dinheiro que Pixar e Dreamworks.

Realmente o filme é um grande deleite. Na minha modesta opinião, entra no rol das melhores animações 3-D já produzidas pela indústria do cinema. Aliás, dos melhores filmes de Hollywood nos últimos tempos, grande parte deles é em animação. Inclusive, se persarmos somente nos que foram construídos em cima de roteiros originais, as animações estão realmente dando um show de criatividade, roteiro e direção. Em um momento de adaptações e refilmagens, um pouco de originalidade criativa sempre é um passo adiante.

7 comentários:

Unknown disse...

Com esta brilhante descrição do filme " A Era do Gelo 3" fiquei cheio de vontade de ver esta animação :)
Óptimo trabalho Paulo!!

Os melhores filmes do mundo disse...

Muitooo bom...difícil uma animação ser melhor e tao engraçada qnto a Era do gelo :)

bjo

Paulo Montanaro disse...

Olá pessoal!

Luca: Muito obrigado pelas palavras. Estava estasiado e ainda no calor da projeção. Se vc puder, assista em 3D. Infelizmente, aqui na minha cidade, não tem a tecnologia. Deve ser ainda mais empolgante.

Melhores filmes: Pois é... as gags estão mito bem elaboradas e estão espalhadas por todo o filme. O difícil é ficar mais que dois minutos sem sorrir!

Há braços

Dewonny disse...

Gostei muito dos 2 primeiros, acho q irei gostar tbm desse 3, q parece ser tão bom quanto foi os outros! Seu comentário foi bastante animador!
Abs! Diego!

KA disse...

Oi, parceiro!
Ainda não conferi, mas estou ansiosa!
Bjs

Paulo Montanaro disse...

Olá!

Dewonny: Espero que goste sim. Saldanha usa o que aproveitou de melhor dos dois primeiros neste. Quem gostou do início da franquia vai adorar o fechamento da trilogia.

Ka: Corra que ainda dá tempo! Os cinemas estão lotados ainda e o filme não deve sair pelas próximas semanas de cartaz.

Há braços

Unknown disse...

Paulo,

Parabéns pela iniciativa de dividir conosco sobre o filme.
Muito bem explorado o assunto, você conseguiu nos transmitir verdadeiramente o que se trata "A era do Gelo". Ainda não assisti o 3, estava pensando se ia ou não ao cinema, depois de ter passado por aqui e lido sua matéria, instigou minha curiosidade. Vou assistir e depois volto a comentar.

Ah! e se acasos alguém me perguntar sobre o que se trata o filme, indicarei seu blog!

Related Posts with Thumbnails